Nicola Minervini
Qualquer empresa pode exportar? Não!
No inicio do video seguinte se informa, entre outros, que qualquer empresa pode exportar. E’ suficiente efetuar uma serie de procedimentos administrativos, obtendo a habilitação a exportar!
Claro que o fato de obter o registro de exportador não quer dizer absolutamente que a empresa pode exportar. O registro “resolve” a parte administrativa do inicio do processo, mas obviamente não cria atitude nem cultura exportadora, não fornece inteligência comercial, não adapta o produto e a empresa às exigências do mercado externo, etc, etc.
Pessoalmente acho que antes de informar ” ….a empresa deve primeiramente se habilitar no Radar…….”deveria ser dito muita outra coisa. A exigência para entregar o registro de exportador deveria ser bem diferente, pois simplesmente estamos mexendo com um tema importantíssimo: a marca ” Made in Brasil” . Acontece que se a gente exporta algo ruim, se damos uma de “expertinho” com o importador, se exportamos quando o dólar está “ótimo” e não exportamos mais quando não nos “convém”; se enviamos produtos diferentes das amostras que foram a base da contratação, etc alguém aí fora não vai ficar entusiasta com o exportador, com o setor industrial ao qual pertence e com o Brasil.
Moral da historia: obter o registro de exportador não è um passaporte para exportar, precisa muito mais do que isso
Sugiro dar uma olhada nesse video
Toda empresa pode exportar?
#profissionaiscomex #marca #marketinginternacional #Latinoamérica #universidades #Comerciointernacional #comex #cursosdecomercioexterior #exportar #grupodecomex #emprendedor #Brasil #Oexportadorcursoonline #Tecnicodeexportaçao #gerenciadeexportação #export #gerentecomercial #brasile #CursoOnlineOExportadorcomNicolaMinervini #despachante #comercioexterior #globalización #Gerentedeexportação #Profissionaisdecomercioexterior #logistica